10 de mai de 2012

ACESSO À SAÚDE


A implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, a saúde tem sido cada vez mais evidente, fazendo que o setor tenha um tratamento diferenciado, ocasionando para o bem-estar social, a economia e o meio ambiente grandes benefícios, fazendo que as políticas de proteção e promoção social sejam prioritárias.
Os sistemas de saúde devem promover uma participação ampla e social  incluindo um diálogo entre a sociedade e o poder público, abrindo espaço de modo que as políticas públicas de saúde possam expressar uma articulação na economia, no meio social e ambiental de um desenvolvimento sustentável.
Devido ao envelhecimento populacional e as altas incidências de doenças não transmíssiveis incutem em diversos fatores o aumento de óbitos e incapacidades por diversas causas.Estes desafios aumentam o percentual de pessoas que buscam os serviços de saúde e geram necessidades de incluir as tecnologias assistências sofrendo mudanças abrangentes em várias áreas sociais, econômicas e epidemiológicas, ocasionando assim um melhor desenvolvimento sustentável.
A globalização da saúde cresce com fatores dos mais diversos, como, doenças transmissíveis que geram um impacto negativo de controle e a falta de financiamentos no combate a estas  doenças. o maior esforço da saúde é obter financiamentos para ampliação no combate as doenças chamadas negligenciadas, tudo isto devido a escassez de certos medicamentos de combate ao HIV/AIDS, por ser caro e muito dispendioso a certos países pobres.
A escassez destes medicamentos resulta da falta de estudos e pesquisas refentes a doenças cujo vínculo é a pobreza, doenças estas como a malária, cólera e a dengue.
O complexo produtivo da saúde possibilita a inclusão social de povos e comunidades tradicionais, fazendo que sejam reconhecidas medicinas tradicionais e populares, agindo em países em desenvolvimento, toda esta contribuição destas práticas apresentam uma estreita relação com recursos do ambiente e biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário