13 de abr de 2012

Desenvolvimento Sustentável.


As instituições de saúde desenvolvem atividades que geram grande impacto ambiental. Uma vez que essas instituções funcionam 24 horas por dias e todos os dias do ano, utilizando intensivamente recursos naturais como energia e agúa e materiais tóxicos, produzindo grande quantidade de resíduos tóxicos e sólidos.
Por isso o desenvolvimento sustentável é um assunto de suma importância para o setor da saúde, podendo gerar uma série de benefícios ambientais, econômicos e sociais, promovendo a saúde da população.
No nosso dia a dia, em muitas atividades que realizamos utilizamos produtos extraídos do meio ambiente, recursos esses renováveis ou não, essa renovação é lenta comparada a velocidade do consumo danossa sociedade, a continuidade desses recursos depende de diminuirmos seu disperdício.
Outro grande impacto que nossas atividades diárias geram é a emissão de gases de efeito estufa.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), no Brasil, os serviços de saúde, são responsáveis por 10,6% do consumo nacional total de energia comercial.
Pela sua importância e magnitude o setor saúde deve liderar ações na defesa de um futuro saudável e sustentável, mudando toda uma economia, devido o seu poder de compra e seu interesse na prevenção de doenças.

KERN, Allan  Egon; DE LIMA, Arlete Patricia Fuente e MANFREDINI, Cassia Barbosa de Souza: http://www.gthospitalar.com.br/, 24 fevereiro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário