13 de abr de 2012

Estrátegias para Reduzir o Impacto Ambiental.


Um gestor hospitalar consciente pode empregar algumas estratégias básicas para amenizar os danos que sua instituição gera ao meio ambiente, deixando de prejudicar o clima, reduzindo o consumo de recursos naturais e gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. Essas estratégias podem ser implementadas por mudanças na política da instituição e práticas de consumo.

1 - Eficiência energética - reduzir o consumo de energia e os custos por meio de medidas de eficiência e conservação.
2 - Resíduos - reduzir, reutilizar e reciclar, fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, empregar alternativas à incineração dos resíduos que requerem tratamento especial, diminuir o consumo de papel.
3 -  Alimentos - fornecer alimentos produzidos de maneira sustentável para funcionários e pacientes.
4 - Transporte - usar combustíveis alternativos para a frota de veículos da instituição, disponibilizar o máximo de equipamentos necessários para evitar a locomoção de pessoal e pacientes para outra unidade, estimular as pessoas a irem caminhando ou de bicicleta à institução.
5 - Conservar a água - coletar e armazenar água da chuva que pode ser usada para limpeza da instituição. Empregar medidas de economia, evitando o desperdício.
6 - Projetos  de edíficios ecológicos - construir hospitais de acordo com as condições climáticas que a região ofertar, planejados para consumir menos energia e recursos.
7 - Geração de energia alternativa -  produzir sua própria energia e consumir energia limpa e de fontes renováveis. 


KERN, Allan  Egon; DE LIMA, Arlete Patricia Fuente e MANFREDINI, Cassia Barbosa de Souza: http://www.gthospitalar.com.br/, 24 fevereiro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário